sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VII- Em sua busca para encontrar uma vida plena de satisfação, alegria e paz, você precisa entender a diferença entre o caminho do homem e o caminho de Deus.


1-     A diferença principal está no fato de que o caminho do homem é orientado para o Eu: agradar a si mesmo, confortar a si mesmo, confiar em si mesmo, satisfazer a si mesmo, perdoar a si mesmo, exaltar a si mesmo, e amar a si mesmo. Isso é descrito nas escrituras como a velha natureza. “Então, desfaçam-se dessa velha natureza má – o velho eu – que era parceiro nos seus maus caminhos – completamente apodrecida, cheia de imoralidade e engano” Ef. 4:22.
2-     O caminho de Deus é: Regenerá-lo e mudá-lo.
a)- Despojando-o da velha natureza. Col. 3:9.
b)- Revestindo-o da nova natureza. Col 3: 10.
c)- Renovando o Espírito da sua mente como parte de um processo continuo de amadurecimento à semelhança de Cristo. Rm 12:2.
O caminho de Deus é: Capacitá-lo e fortalecê-lo para amadurecer a medida que você:
a)- Negar a si mesmo e seguir a Jesus Lucas 9:23, 24.
b)- Deixar de lado as praticas da velha natureza e andar de modo digno do Senhor.
c)- Agradar a Deus em todas as coisas II Cor. 5:9.
3-  O plano de Deus, opondo-se às ideologias que focalizam o EU, estabelece a sua                          posição verdadeira em Cristo e providencia para que você seja:
a)- Perdoado de todos os seus pecados e uma nova criatura que participa da natureza divina de Deus. Col. 2:13, 14; II Pedro 1:4.
b)- Filho e herdeiro de Deus, co-herdeiro com Cristo. Rom. 8:14-17
c)- Cidadão do céu, abençoado em toda sorte de benção espiritual e completo em Cristo Jesus. Fil 3:20, Ef. 1:3, Col. 2:9, 10.
d)- Fortalecido no Senhor como membro maduro e atuante do corpo de Cristo. Ef. 6:1-10 e 4: 11-16.
e)- Mais que vencedor por meio do Senhor Jesus Cristo uma vez que você foi liberto da escravidão do pecado e transportado do domínio da escravidão para o reino de Cristo. Rom. 8:37, I João 4:4, Rom. 6:5-7 e Col. 1:13.
f)- Embaixador de Cristo, membro de uma raça escolhida, sacerdócio real, cidadão de uma nação santa, propriedade de Deus, templo santo do Deus vivo.  II Cor. 5:20, I Ped. 2:9, II Cor 6:16 e Ef. 2:21.
g)- Transformado pela renovação de sua mente, levando todo pensamento cativo à obediência à Cristo. Rom. 12:2 e II Cor. 10:5.
h)- Repleto da sua paz e alegria. João 16:33, 15:11 e 17:13.
i)- Transformado pela palavra de Deus. I Tes. 2:13 e II Tim. 3:16, 17.
j)- Guiado pelo Espírito de Deus para entender as coisas de Deus. Rom 8:14 e I Cor.
2:9-13.
l)- Capaz de cumprir cada aspecto da vontade de Deus para você por meio de Cristo
Jesus, sabendo que Deus tem pleno controle sobre a sua vida. Fil 4:13, Rom 8:28, 29, I Cor. 10:13 e Fil 1:6.
m)- Capacitado para praticar o amor bíblico, provando assim ser um discípulo de Cristo. João 13:35.
4-  Depois de tantos textos bíblicos, a diferença entre o plano de satanás e o plano de Deus para a sua vida ficará evidente.
a)- O plano de satanás é mantê-lo orientado para gratificar, agradar, exaltar e estimar  a si mesmo.
b)- O plano de Deus enfatiza que você deve viver para Ele, visto que a sua velha natureza foi crucificada e enterrada com Cristo para que você possa andar em novidade de vida.
5-     Ainda que o homem continue buscando substitutos para o novo nascimento, ele está em busca de soluções centradas no EU, esperando que eles o ajudem a resolver os problemas resultantes do pecado original.
As soluções maquinadas pelo homem para resolver os problemas da mente, do coração e do espírito são inaceitáveis para Deus, como também o são as especulações humanas e as fúteis substituições da salvação e das verdades imutáveis da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário