sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A FIDELIDADE DE DEUS É REVELADA NA HISTÓRIA BIBLICA.


Lendo a Bíblia percebemos que Deus chama e usa famílias desde o inicio da história bíblica, ainda em Gênesis capitulo 6, quando Noé e sua família foram convocados com a missão de preservar a raça humana e todas as espécies. Esta família recebeu um chamado Divino e toda a capacitação para alcançar os propósitos de Deus.”Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicava sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente… Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor” 5 e 8. O Senhor lhes orientou quanto ao tipo de madeira que deveriam usar e lhes deu todas as medidas para a construção da arca nos versos 14 a 16. Mostrando assim que Ele está no controle e que é fiel na execução de seus propósitos, usando famílias que a Ele se submetem.
Impressiona-me também a família de Abraão. Em Gênesis 12:1-4, fora convocada para deixar sua terra e parentela e atender a ordem do Senhor para uma missão especial – “ser pai de uma grande nação e abençoar todas as famílias da terra”. Abrão e Sarai foram convocados quando estavam com aproximadamente 75 e 65 anos, respectivamente. Não tinham filhos até esta idade e nem condições físicas Sara tinha, pois havia cessado seu período de fertilidade. Mas diante da palavra de Deus, este casal foi obediente e saiu sem saber para onde ia, simplesmente confiando nas promessas do Senhor. Passaram, sim, por momentos de dúvida quanto ao cumprimento da promessa que Deus havia feito de dar-lhes um filho, mas em meio à falta de fé Deus mesmo foi ao seu encontro e falou através de uma visão para lembrar que as promessas que havia feito estavam de pé, e em Gênesis 15: 1-6,  disse: “Abrão, não tenha medo. Eu defenderei você. E lhe darei muitas bênçãos. Abrão respondeu: Ó Senhor Deus, de que bênçãos estás falando? Pois não tenho nenhum filho, e o meu herdeiro é o meu mordomo Eliezer…. Disse, porém, o Senhor: Não, Não! Seu herdeiro não será Eliezer… Então o Senhor levou Abrão para fora de sua tenda em plena noite, e disse: Olhe para o céu, e conte as estrelas, se puder. Assim serão os teus descendentes. Tão numerosos que não poderão ser contados! Abrão creu no Senhor. E Deus considerou Abrão justo, por causa dessa fé”.
Vemos nestes exemplos a fidelidade de Deus na vida da família missionária ou família que recebe uma missão. E uma das principais condições para ser usado no desenvolvimento de uma missão é atender ao chamado Divino e estar olhando para Deus, o dono da obra. Quando tiramos os olhos do Senhor e os colocamos nas circunstancias da vida, somos tomados pelo medo, pelo desânimo e pela incredulidade. Por isso o Senhor disse naquela visão, a Abrão: “Vem para fora, levanta os teus olhos e olha para o céu; conte as estrelas, se as podes contar. Assim será a tua descendência” Gen 15:5. O que Deus queria dizer com isso? “Abrão, pare de olhar para as circunstancias da vida e olhe para MIM”. O segredo para o desenvolvimento de nossa missão é estar sempre olhando para o Senhor, que tudo pode. Essa foi também a recomendação do escritor da epistola aos Hebreus 12:1, 2 “Visto que temos uma multidão tão grande de homens de fé observando-nos da tribuna principal, afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atrase, e especialmente aqueles pecados que se enroscam tão fortemente em nossos pés e nos derrubam; e corramos com perseverança a carreira especial que Deus pôs diante de nós. Mantenham o olhar firme em Jesus, nosso líder e orientador. Ele esteve pronto a padecer uma morte vergonhosa por causa da alegria que sabia que depois ia ter; e agora está assentado no lugar de honra ao lado do trono de Deus” (ABV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário